Faqs
A resposta ao que procura
Registe-se ou inicie sessão no Portal Ascendi para consultar a dívida de portagens associada a si (ao seu NIF). A notificação que não conseguiu levantar nos correios irá constar nessa informação.
Também pode pesquisar a sua dívida no Portal Ascendi sem iniciar sessão, inserindo uma matrícula e um intervalo de datas.
Se preferir, poderá contactar-nos através do nosso site ou através do 229 980 200 para obter os dados de pagamento da notificação.
Não ficou esclarecido? – Fale connosco
Tem que atualizar os dados do registo do veículo. O Documento Único Automóvel (DUA) é uma fusão da informação contida no livrete e no título de registo de propriedade num só documento, denominado certificado de matrícula.
Para alterar os dados referentes ao registo de propriedade ou as características do veículo como, por exemplo, alteração de morada ou alteração de nome de proprietário, poderá fazê-lo nos seguintes locais:
- Balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado (Conservatórias);
- Balcões das Lojas do Cidadão que disponibilizam o serviço.
Saiba mais, consultando este link.
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De acordo com a Lei, pode identificar o condutor que fez as viagens. Para isso, tem que nos enviar, no prazo de 30 dias úteis, os seguintes dados dessa pessoa:
- Nome completo;
- Morada completa;
- Número de contribuinte (NIF).
Envie-nos os dados através do nosso site, referindo o nº de notificação em causa.
Trata-se de uma notificação ICI (Identificação do Condutor Infrator). Contactámos a empresa proprietária do veículo, foi assim que soubemos que o veículo foi usado por si. Por isso enviámos-lhe uma notificação, que inclui 4,42 € de custos adicionais por cada viagem (2,21€ de custos do envio da notificação à empresa proprietária do veículo + 2,21€ de custos do novo envio da notificação para si).
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Se na data das viagens já não era o proprietário da viatura, tem 30 dias úteis após a receção da notificação para nos enviar o seu caso.
Estamos disponíveis 24 horas por dia através do nosso site.
Deve anexar a declaração de venda, de modo a podermos identificar o proprietário atual, ou indicar os dados da pessoa a quem vendeu a viatura: nome completo, morada completa e NIF.
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Existem várias causas que podem originar essa situação. Para analisar a sua situação específica estamos ao seu dispor 24 horas por dia através do nosso site. Deve indicar-nos a data de ativação do dispositivo e anexar uma cópia do extrato Via Verde correspondente ao período das viagens notificadas.
Se não pagar as viagens no momento da passagem ou em pós-pagamento (Correios ou Payshop) até ao final do prazo, iniciamos um processo de notificação para receber o valor em dívida
- Enviamos uma notificação, que inclui o valor das portagens e os custos adicionais (2,21 € por cada viagem ou 4,42 €, no caso de ter sido indicado, pelo proprietário da viatura, como quem ia a conduzir).
- Enviamos, primeiro, através de carta registada com aviso de receção e, assim que a recebe, está notificado. Quando esta carta é devolvida, as notificações são enviadas através de carta simples. De acordo com a lei, considera-se que o destinatário foi notificado cinco dias após o envio desta carta.
- Enviamos a notificação usando o nome e a morada indicados no registo do veículo, ou seja, que constam na Conservatória do Registo Automóvel.
Para mais informação sobre alterações de proprietário ou morada no registo do veículo, consulte a FAQ “Como posso alterar a morada para onde enviam as notificações?"
Tem 30 dias úteis para pagar ou para indicar quem conduzia o veículo na data das viagens
Tem que nos indicar os dados completos da pessoa que era condutor(a) do veículo nessa data:
-
- o nome completo:
- a morada completa;
- o número de contribuinte (NIF).
Se não pagar ou não enviar, em 30 dias úteis, a informação obrigatória para identificar quem conduzia o veículo, o proprietário do veículo é o responsável definitivo pelo pagamento das portagens.
Tem 30 dias úteis para apresentar uma reclamação se não concordar com a notificação
- Pode ainda apresentar uma reclamação, indicando os motivos pelos quais não concorda com a notificação.
- Envie-nos a sua mensagem através do nosso site ou contacte a nossa linha de apoio a clientes (229 980 200).
Pode tentar pagar com os dados de pagamento multibanco que estão na notificação. Pode também enviar um cheque ou um Vale Postal dos Correios para a nossa morada.
Se o processo ainda não tiver seguido para a Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças), o pagamento poderá ser aceite.
Se necessário, entre em contacto connosco através do 229 980 200.
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